Fogueiras e Cozinha ao Ar Livre - K

 

 

1. Preparar cinco tipos diferentes de fogueiras, e saber o uso específico de cada uma.

Fogo do Conselho – utilizado para reuniões de meditação e instrução. Nunca faça comida nele!

Altar de Cozinha – Cozinhar. Fica no nível da cintura e é mais fácil de lidar com o cozido.

Fogo de Trincheira – Cozinhar. Fácil de fazer e não deixa vestígios. Bom para locais com muito vento.

Cercadura de Pedra – Cozinhar. Também para locais com muito vento.

Cama Rápida – Cozinhar. Prática e fácil de fazer, acompanhado de um fogo estrela ou indígena.

Fogo Estrela – Aquecer. Bom para quando falta madeira. Serve também para cozinhar se tiver suporte.

Fogo de Caçador – Cozinhar. Muito útil no apoio das panelas na hora de preparar o alimento.

Fogo Refletor – Aquecer. Utilizado em regiões com vento e frio. Pode-se cozinhar nele também.

 

2. Preparar madeira e gravetos com segurança.

 

3. Demonstrar as técnicas corretas de começar uma fogueira.

Construir a base de sustentação com troncos (como eucalipto), não utilize troncos podres que poderão cair, estes podem ser utilizadas para dar brasa para a fogueira. Os gravetos formarão a isca inicial. Não utilize folhas ou madeira verde, estas só servem para fazer fumaça (se você quiser fazer fumaça, muita fumaça, então pode usar).

 

4. Começar uma fogueira com um fósforo, e mantê-la acesa durante, pelo menos 10 minutos.

Para manter a fogueira acesa é necessário alimentá-la conforme a necessidade. Não basta colocar sempre pequenos gravetos, pois eles queimam rápido e não dão continuidade, servem apenas para iniciar o fogo. Alimento com combustível maior, para promover a brasa que ficará por várias horas acesa sem que seja necessário alimentar o fogo. Depois de se utilizar da fogueira, o melhor é jogar areia ou terra para apagar o fogo. Apague tudo e cubra com terra, não deixando vestígios.

 

5. Conhecer e praticar cinco regras de segurança.

Limpar bem o local onde irá acender, não deixar coisas próximas a fogueira que poderão espalhar o fogo (como álcool ou roupas), deixar algo próximo para que se possa apagar a fogueira em eventualidades (água ou areia), não brincar com o fogo, não pular a fogueira, apagar totalmente depois de usá-la, não acender em cima da grama, entre outras.

 

6. Demonstrar como cortar corretamente madeira para fogueira.

Item prático.

 

7. Demonstrar habilidade para começar uma fogueira em tempo chuvoso.

Este item pode parecer difícil e até impossível a primeira vista, mas a questão é muito simples. Pegue os gravetos e todos os utensílios e coloque abaixo de uma cobertura, feita com saco de lixo ou lona. Abaixo desta pequena cobertura, comece a raspar a lenha, de modo que fique seca. Depois de preparar toda a lenha, deixando-a seca e em condições, acenda o fogo com o fósforo.

Dica - Para manter os fósforos secos mesmo que sua mochila caia no rio, pingue em todas as cabeças dos fósforos gotas de vela antes de sair para a excursão, assim você não perde sua fonte de fogo. Faça o teste em casa!

 

8. Demonstrar habilidade para refogar, cozinhar, fritar, assar pão num espeto e assar em papel alumínio.

Item prático.

 

9. Conhecer um método de manter os alimentos gelados/frios enquanto estiver acampado, que não seja o uso de gelo.

Colocando num recipiente fechado e vedado, e mergulhando na água corrente do rio ou num balde com água. 

 

10. Conhecer maneiras de manter o alimento e utensílios a salvo de ataque de animais e insetos.

Colocar em recipientes fechados, no alto de árvores ou enterrados, de modo a não exalar cheiro e chamar a atenção dos animais.

 

11. Por que é importante manter limpos os utensílios usados para cozinhar e comer?

Para manter boa saúde e higiene, e não ajuntar bichos.

 

12. Demonstrar conhecimento da nutrição apropriada e combinação de alimentos, fazer um cardápio completo e balanceado para seis refeições de acampamento. Incluir o seguinte:

a. Um desjejum, almoço ou jantar para um dia de caminhada, no qual alimentação leve é importante. A refeição não deveria ser cozida, pois perde muito de seus valores nutritivos.

b. As cinco refeições restantes podem ser feitas com qualquer tipo de comida: alimentos enlatados, frescos, congelados ou desidratados.

 

13. Fazer uma lista dos suprimentos que serão necessários para preparar as seis refeições acima.

Item prático.

 

14. Saber como preparar os alimentos com segurança, dispor do lixo adequadamente, e lavar os utensílios.

Item prático.

 

 

Home ] Acima ] Acampamento I ] Acampamento II ] Acampamento III ] Acampamento IV ] Alpinismo ] Alpinismo - Avançado ] Arco e Flecha ] Arco e Flecha - Avançado ] Arte de Acampar ] Atletismo ] Canoagem ] Ciclismo ] Ciclismo - Avançado ] Cultura Física ] Equitação ] Esqui Aquático ] Esqui Aquático - Avançado ] Excursionismo Pedestre ] Excursionismo Pedestre com Mochila ] Exploração de Cavernas ] Exploração de Cavernas - Avançado ] [ Fogueiras e Cozinha ao Ar Livre ] Ginástica Acrobática ] Ginástica Acrobática - Avançado ] Liderança Campestre ] Liderança Campestre - Avançado ] Liderança na Selva ] Liderança na Selva - Avançado ] Mergulho Autônomo ] Mergulho Autônomo - Avançado ] Mergulho Livre ] Natação Principiante I ] Natação Principiante II ] Natação Intermediário I ] Natação Intermediário II ] Natação Avançado ] Navegação ] Nós ] Ordem Unida ] Ordem Unida - Avançado ] Orientação ] Pioneirismo ] Pipas ] Remo ] Saltos Ornamentais ] Salvamento de Afogados ] Salvamento de Afogados - Avançado ] Vela ] Vida Selvestre ] Wind Surf ]

Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Jackson Alexandre Silva