Sementes - J

 

 

1. Qual o principal objetivo de uma semente?

Perpetuar a espécie

 

2. Que alimentos foram dados primeiramente ao homem no Jardim do Éden?

Frutos da terra

 

3. Identificar a partir de uma semente, ou desenho da mesma, e saber o propósito de cada uma destas partes da uma semente: tegumento, cotilédone e embrião (germe).

Tegumento - capa protetora

Cotiledone - alimento inicial

Embrião - material genético, que carrega as informações de uma nova planta igual a anterior

 

4. Conhecer quatro diferentes métodos pelos quais as sementes se espalham pela planta. Mencionar três tipos de plantas que espalham suas sementes por cada método.

Vento: dente-de-leão

Água: vitória-régia

Pássaros:flores em geral

Morcegos: framboesa

Insetos: flores em geral

Homem: diversas, como o trigo e a soja

 

5. Conhecer dez tipos de sementes que usamos como alimento.

Arroz, feijão, soja, amendoim, grão-de-bico, lentilha, castanha, ervilha, trigo, aveia e milho.

 

6. Conhecer cinco tipos de sementes que são usadas como fonte de óleo.

Soja, girassol, oliva, arroz e milho.

 

7. Conhecer cinco tipos de sementes que são usadas como condimentos.

Coloral, pimenta, baunilha, entre outras.

 

8. Que condições são necessárias para uma semente brotar?

Ela pode germinar no escuro, se alimentando do cotilédone (alimento inicial da planta), mas não pode crescer sem o sol, fonte de fotossíntese, que promover as trocas necessárias para que ela cresça e vire uma planta normal.

 

9. Fazer uma coleção de trinta tipos diferentes de sementes, vinte das quais tenham sido encontradas por você mesmo. Identificar cada uma com o nome, data e local em que foi encontrada, e nome da pessoa que a encontrou. Você poderá colá-las em um papel cartolina ou cartão, ou colocá-las em frascos transparentes.

NOTA: Algumas pessoas têm o costume de comprar as sementes na feita para colocar em sua coleção. Pode-se fazer isso, desde que não passe de 10 sementes. As outras podem ser pegas quando se chupa uma laranja, maçã, mexerica, ou andando pelo jardim, pegando de flores. Muito se pode aprender com essa colheita! Assim você tem bastante coisa pra falar na redação acima.

 

 

Home ] Acima ] Algas Marinhas ] Anfibios ] Animais Domésticos ] Aracnídeos ] Arbustos ] Areia ] Árvores ] Árvores - Avançado ] Astronomia ] Astronomia - Avançado ] Aves ] Aves - Avançado ] Aves de Estimação ] Aves Domésticas ] Cactos ] Cães ] Cães - Cuidado e Treinamento ] Climatologia ] Climatologia - Avançado ] Conchas e Moluscos ] Conchas e Moluscos - Avançado ] Conservação Ambiental ] Ecologia ] Ecologia - Avançado ] Flores ] Flores - Avançado ] Fósseis ] Fungos ] Gatos ] Geologia ] Geologia - Avançado ] Gramíneas ] Insetos ] Insetos - Avançado ] Invertebrados Marinhos ] Líquens e Musgos ] Mamíferos ] Mamíferos - Avançado ] Mamíferos Marinhos ] Mariposas e Borboletas ] Orquídeas ] Pegadas de Animais ] Peixes ] Pequenos Animais de Estimação ] Plantas Caseiras ] Plantas Silvestres Comestíveis ] Répteis ] Rochas e Minerais ] Rochas e Minerais - Avançado ] Samambaias ] [ Sementes ] Sementes - Avançado ]

Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Jackson Alexandre Silva