Anfibios - J

 

 

1. Quais as características dos anfíbios?

Os anfíbios são animais de duas vidas, uma na água quando girinos, outra na terra quando adultos. Quando estão na água, respiram por meio de brânquias, e na terra por meio de pulmões.

 

2. Dar o nome das duas principais ordens de anfíbios e saber distinguir entre elas.

a) OS ANUROS (sapos, pererecas e rãs): Cada um tem quatro pernas, não possuem cauda.

b) OS URUDELOS (salamandras): Tem a pele furta-cor, quatro patas e cauda.

 

3. Distinguir entre sapos e rãs

Sapos - Pele rugosa e possui glândula de veneno. Possuem pernas curtas e pulam em pequenas distâncias.

Rãs - Pele lisa e úmida e sem glândula de veneno. Pulam alto e distânte por terem as pernas mais compridas.

 

4. Como os anfíbios se protegem?

Tem a cor do ambiente onde vivem. As rãs saltam para o fundo d’água, se escondem também no lodo. As pererecas vivem escondidas atrás das prateleiras ou atrás do lavatório nos banheiros. Os sapos se intrometem nas moitas e buracos.

 

5. Fazer uma lista de anfíbios que podem ser encontrados em sua região. Identifique cinco deles, e dizer onde os encontrou, ou colecionar fotografias ou desenhos de cinco anfíbios diferentes que você seja capaz de identificar e dizer onde podem ser encontrados.

Item prático.

 

6. Descrever o ciclo de vida de alguns anfíbios.

Item prático.

 

7. Explicar o valor econômico dos anfíbios.

Os anfíbios tem grande valor para os agricultores, porque comem insetos nocivos. Não devem maltrata-los ou tirar-lhes a vida.

 

8. Onde as rãs passam o inverno ou a estação seca?

Os anfíbios passam o inverno escondidos, por terem o sangue frio. Hibernam quando desce a temperatura. No verão ou já na primavera, ao esquentar o tempo, eles saem dos esconderijos e reúnem-se para a festa das núpcias. Os sapos dormem de dia e saem a noite para se alimentar. 

 

9. Identificar duas espécies de rãs pelos sons que emitem, ou imite os sons de duas espécies de rãs.

Os sapos coaxam: du...du...du...du..., a perereca: roque.. roque...roque..., A rã preta e esverdeada: foi...foi...

 

10. Como as rãs e os sapos coaxam? O que faz com que os sons sejam tão fortes?

Os sapos e as rãs, depois da hibernação, formam uma orquestra ou coral na primavera. Só os machos cantam ou coaxam, as fêmeas escutam porque a festa e para elas. Quando eles coaxam, a bolsa de ressonância infra; conforme a espécie, as vezes fica debaixo do queixo e as vezes fica perto da boca.

 

11. Fazer um dos itens a seguir:

a. Observar um anfíbio para descobrir:

1) onde e quando dorme

2) quando sai da toca para buscar alimento

3) qual a sua rapidez

4) que distância é capaz de saltar, e tantas coisas interessantes quanto for possível descobrir. Ou, cuidar dos ovos de rãs num aquário, e observá-los até que se transformem em girinos. Ou, escrever um trabalho falando sobre os detalhes exigidos na primeira parte deste item.

b. Cuidar dos ovos de anfíbios e observar seu ciclo de crescimento.

 

 

Home ] Acima ] Algas Marinhas ] [ Anfibios ] Animais Domésticos ] Aracnídeos ] Arbustos ] Areia ] Árvores ] Árvores - Avançado ] Astronomia ] Astronomia - Avançado ] Aves ] Aves - Avançado ] Aves de Estimação ] Aves Domésticas ] Cactos ] Cães ] Cães - Cuidado e Treinamento ] Climatologia ] Climatologia - Avançado ] Conchas e Moluscos ] Conchas e Moluscos - Avançado ] Conservação Ambiental ] Ecologia ] Ecologia - Avançado ] Flores ] Flores - Avançado ] Fósseis ] Fungos ] Gatos ] Geologia ] Geologia - Avançado ] Gramíneas ] Insetos ] Insetos - Avançado ] Invertebrados Marinhos ] Líquens e Musgos ] Mamíferos ] Mamíferos - Avançado ] Mamíferos Marinhos ] Mariposas e Borboletas ] Orquídeas ] Pegadas de Animais ] Peixes ] Pequenos Animais de Estimação ] Plantas Caseiras ] Plantas Silvestres Comestíveis ] Répteis ] Rochas e Minerais ] Rochas e Minerais - Avançado ] Samambaias ] Sementes ] Sementes - Avançado ]

Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Jackson Alexandre Silva