Temperança - K

 

 

1. Memorizar e assinar o Voto de Temperança: "Consciente de que o uso do álcool e fumo e uso de drogas não recomendadas por médicos não é compatível com um viver saudável, comprometo-me a não apenas me abster do uso dessas substâncias e viver de acordo com os princípios da Temperança Cristã, mas também a ajudar os outros a compreender e aceitar esse estilo mais saudável de vida."

 

2. Decorar 3 versos bíblicos e 3 citações do Espírito de Profecia dentre os seguintes:

 

Versos Bíblicos:

a. Romanos 12:1, 2 - "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus".

b. I Coríntios 10:31 - "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus"

c. I Coríntios 6:19, 20 - "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo".

d. Provérbios 20:1 - "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não e sábio".

e. Gálatas 5:22, 23 - "Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei".

f. III João 2 - "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma".

 

Espírito de Profecia:

a. "A verdadeira temperança nos ensina a abstermo-nos inteiramente daquilo que é prejudicial, e usar com parcimônia apenas alimentos saudáveis e nutritivos". Temperança, pág. 3

b. "A única alternativa saudável é não tocar, não experimentar e não lidar com chá, café, vinhos, tabaco, ópio e bebidas alcoólicas". Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 428

c. "...a temperança por si só é o fundamento de todas as graças que vêm de Deus, o fundamento de todas as vitórias a serem alcançadas". Temperança, pág. 201

d) "Uma vida pura e nobre, uma vida de vitória sobre o apetite e o desejo,  é possível a todos que unirem a fraca vontade humana à onipotente e inabalável vontade de Deus".  Temperança, pág. 113

e) "O tabaco é um lento porém maligno veneno. Em quaisquer das formas que é usado, depõe contra a constituição; e torna-se mais perigoso porque seus efeitos são lentos, e, à primeira vista, imperceptíveis". Medicina e Salvação, pág. 327, 328

 

3. Escolha quatro das atividades a seguir. Você deve ler o Manual do Jovem Adventista e Uma Vida Melhor, onde encontrará mais detalhes.

a. Escrever ou apresentar um discurso de cinco a oito minutos

b. Escrever um trabalho de 150 a 200 palavras sobre álcool, tabaco, drogas ou forma física, e sobre seu comprometimento com um estilo de vida saudável.

c. Escrever um verso sobre o tópico da prevenção das drogas.

d. Desenhar/fazer um cartaz de 50x70 cm falando sobre os efeitos prejudiciais das drogas, tabaco e álcool.

e. Realizar uma exposição sobre o perigo das drogas num shopping, biblioteca ou escola.

f. Fazer um caderno de pelo menos 20 páginas, com anúncios anti-drogas colados nas páginas do mesmo.

g. Compartilhar com pelo menos cinco pessoas o que você conseguiu aprender a partir da lista acima, e convencê-los a assinar o Voto de Temperança (familiares mais próximos não podem ser incluídos).

 

4. Saber e explicar:

a. A razão por trás da advertência contida nos maços de cigarro: "Fumar é prejudicial à saúde".

O câncer que mais mata no mundo é o do pulmão. O principal vilão é o cigarro, que também causa câncer na boca, na língua e todo o aparelho respiratório. Além de aumentar a predisposição ao infarto, diminue a capacidade física, etc. Por tudo isso, o Ministério da Saúde, preocupado com a massa que não sabe dos males (ou não quer saber) colocou um constante aviso aos que comprar esse mal.

b. Sete ingredientes da fumaça do tabaco:

1) Nicotina

2) Arsênico

3) Formaldeído

4) Monóxido de carbono

5) Cianeto

6) Fenolbenzofrina

7) Amônia

 

c. Enfisema, cirrose e dependência.

Enfisema – doença que se inicia com traumatismos no pulmão e vias respiratórias fazendo com que o ar se propague por locais que não lhe são naturais.

Cirrose – Doença degenerativa do fígado. É uma inflamação crônica causada por excesso de produtos químicos como drogas e álcool, sem cura e culmina na morte do acometido.

Dependência – As drogas em geral, incluído o álcool e tabaco, tem elementos químicos que são viciantes e produzem dependência nos que os consumem. No cigarro o elemento viciante é a nicotina.

 

5. Ler o capítulo "Estimulantes e Narcóticos" no livro Medicina e Salvação. Ser capaz de discutir brevemente ou fazer um resumo por escrito de cerca de dois ou três parágrafos.

Boa Leitura, este livro está disponível no SELS (Serviço Educacional Lar e Saúde).

 

6. Depois de estudar as fontes a seguir, relacionar três coisas que contribuem para a temperança e boa saúde. (Além de abster-se de coisas prejudiciais).

a. Temperança, pág. 139, 1º parágrafo

b. Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 406, 1º parágrafo

c. Temperança, pág. 140, 2º parágrafo

d. Temperança, pág. 143, 3º parágrafo

e. Conselhos Sobre Saúde, pág. 127, 4º parágrafo

f. Temperança, pág. 148, 2º parágrafo

 

7. Discutir e dramatizar em estilo peça teatral: O que você faria se...

a. Seu melhor amigo lhe pedisse para experimentar um cigarro?

b. Um colega de classe lhe oferecesse dinheiro para vender maconha?

c. Um parente mais velho lhe oferecesse um gole de cerveja?

d. A fumaça do cigarro de um estranho lhe estivesse incomodando?

e. Um amigo o convidasse para fumar maconha?

f. Você fosse a uma festa com um amigo, ele ficasse bêbado e insistisse em dirigir na hora de voltar para casa?

NOTA – Inclua o máximo de desbravadores nesta dramatização e faça com que todos tenham a consciência de que as drogas fazem mal e de que eles não devem experimentar de forma alguma.

 

 

Home ] Acima ] Arte de Contar Histórias Cristãs ] Asseio e Cortesia Cristã ] Aventuras por Cristo ] Aventuras por Cristo - Avançado ] Cidadania Cristã ] Colportagem ] Estudo de Línguas ] Etnologia Missionária ] Evangelismo Pessoal ] Liderança de Juvenis ] Linguagem de Sinais ] Linguagem de Sinais - Avançado ] Mordomia ] [ Temperança ] Testemunho Juvenil ] Vida Familiar ]

Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Jackson Alexandre Silva