Arte Culinária - J

 

 

1. Saber operar devidamente o tipo de fogão que há em sua casa. Saber como apagar pequenos incêndios por óleo ou gordura em seu fogão. Saber como prevenir tais incêndios. Conhecer as medidas de segurança enquanto estiver cozinhando, incluindo a preocupação com crianças pequenas.

Para apagar pequenos incêndios em seu fogão abafe com uma tampa ou retire a panela do fogo. Para evitar tais incêndios, centralize a panela na boca do fogão e evite que o óleo derrame nas laterais da panela. As medidas de segurança são: Não deixar os cabos das panelas que estiverem em cima do fogão, virados para fora. Evitar que crianças se aproximem do fogão durante o preparo dos alimentos.

 

2. Saber como usar devidamente medidas como colheres e xícaras, batedor de claras, peneiras de farinha, e, se tiver, batedeira ou mixer elétrico.

Item prático.

 

3. O que significam as expressões  cozer, grelhar, fritar, assar, refogar, cozinhar sem água. Quais são as maneiras mais saudáveis de se preparar alimentos comuns?  Quais as menos recomendáveis para a boa saúde?

  • Cozer: Preparar os alimentos em água fervente e depois escorrer a água.

  • Grelhar: É fazer uma leve fritura com quase nada de óleo.

  • Fritar: Preparar os alimentos em óleo bem quente.

  • Assar: Preparar os alimentos em forno.

  • Refogar: Dar uma leve fritada nos alimentos e depois acrescentar água, sem precisar escorrer depois.

  • Cozinhar sem água: É cozinhar os alimentos no vapor.

As maneiras mais saudáveis são: cozer, assar, refogar e cozinhar sem água.

As menos recomendáveis são: grelhar e fritar.

 

4. Demonstrar habilidade para preparar corretamente: dois tipos de mingau de cereais, uma bebida quente saudável, ovos feitos de duas maneiras que não a fritura.

Item prático.

 

5. Preparar batatas de duas maneiras – ambas saudáveis. Cozinhar três outros vegetais da maneira mais saudável possível.

Item prático.

 

6. Preparar uma salada simples. Por que precisamos de verduras cruas em nossa dieta?

A salada é por sua conta. Devemos comer verduras cruas, pois ajuda no bom funcionamento do organismo.

 

7. Conhecer a pirâmide da alimentação. Por que é tão importante seguir estas informações em nosso regime alimentar? Verificar suas refeições durante uma semana, para ter certeza de que está comendo o que deveria comer.

 

8. Colocar a mesa corretamente para sua família, para uma refeição vespertina. Servir uma refeição balanceada que você tenha planejado e preparado tanto quanto possível sozinho(a). Incluir um prato principal, legumes e salada.

Item prático.

 

9. Seguir uma receita corretamente para fazer um prato vegetariano ou um assado de legumes.

Item prático.

 

10. Fazer seu próprio arquivo de receitas. Colocar nele apenas receitas que você já tenha tentado fazer, e das quais tenha gostado.

Item prático.

 

 

Home ] Acima ] Acolchoamento ] [ Arte Culinária ] Arte Culinária - Avançado ] Congelamento de Alimentos ] Costura Básica ] Corte e Costura ] Corte e Costura - Avançado ] Cuidados da Casa ] Desidratação de Alimentos ] Nutrição ] Nutrição - Avançado ] Ofício de Alfaiate ] Panificação ] Técnicas de Fazer Conservas ] Técnicas de Lavanderia ]

Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Jackson Alexandre Silva